Sistema de busca interativo
Espaçadores
São elementos que antes da betonagem, permitem o posicionamento adequado de quaisquer elementos estruturais, tais como os varões metálicos de uma laje.
Escantilhão
Tipo de armação constituída principalmente por estacas e réguas com o objetivo de traçar os eixos e demarcar a espessura das paredes. A imagem a seguir reproduzida do Crea Digital nos ajuda a entender melhor como é feito esse processo.
Entablamento
Na arquitetura CLÁSSICA, conjunto de MOLDURAS que coroam uma parede ou uma COLUNATA na fachada do edifício. Quando completo, é composto de ARQUITRAVE, FRISO e CORNIJA. Nas antigas construções tinha como função construtiva básica suportar o peso dos telhados. As vezes era encimado por FRONTÃO.
Encunhamento
Ligação entre a parte superior de uma parede de alvenaria e a vida ou laje de concreto armando segundo o Dicionário de Engenharia Civil. O processo tradicional de encunhamento pode ser visto a seguir na imagem da ITC.
Eflorescência
Disna
Segundo o Dicionário de Engenharia Civil, disna vem a ser uma obra que tem sua base arredondada e uma cobertura cônica.
Dióstilo
Segundo o Dicionário da Engenharia Civil, diostilo vem a ser uma fachada de um edifício contendo duas colunas ladeando a entrada.
Dintel
Segundo o Dicionário de Engenharia Civil, dintel vem a ser as travessas laterais de apoio as prateleiras.
Desmoldante
Produto químico que ao ser aplicado na superfície cofrada evita sua aderência junto ao betão, facilitando o processo de cofragem.
Desempenadeira
Descofrar
Processo de retirada dos cofres (moldes de concreto) em uma obra; como podemos ver na imagem do Núcleo de Engenharia Civil de Castelo Branco.
Dentilhão
Segundo o Dicionário de Engenharia Civil, dentilhão vem a ser a parte satélite que se deixa numa parede, também conhecida como espigão.
Caramanchão
Calcinação
É o processo patológico de degradação de uma superfície pintada devido a problemas com o ligante resultando em uma superfície coberta por um pó esbranquiçado. Para fins metódicos deve ser removida a camada afetada e reefetuada a pintura. No site PetCivil podemos ver que a camada branca é na verdade em grande quantidade composta por cal.
Calafetar
Calafetar vem a ser o ato de tampar as juntas de canalização de qualquer obra. Segue abaixo uma imagem retirada do site da ITC mostrando a realização desse trabalho.
Cachimbo
Segundo o Dicionário da Engenharia Civil, cachimbo vem a ser "pequeno tubo de metal ou PVC, que serve de escoamento de águas que se depositam no interior de paredes duplas." No site Catalogo Hospitalar podemos ter uma ideia do que venha a ser esse objeto.
Bicheira
Bicheira é o termo usado principalmente no Brasil, para designar uma patologia que ocorre durante a betonagem ou durante a dosagem do concreto. Essa patologia acaba por criar espaços vazios devido a má granulometria.
Betonilha
Composta por argamassa de cimento e areia, a betonilha é o primeiro revestimento com função de regularizar a superfície para o acabamento.
Bastião
Nas fortificações, corpo avançado na MURALHA. Em geral situa-se nos cantos da edificação. Muitas vezes forma uma saliência pontiaguda compreendendo quatro faces planas e três ângulos internos. Às vezes possui forma cilíndrica. Pela sua localização avançada, permitia incluir na fortaleza um local de vigilância. Externamente era freqüentemente revestido de pedra, servindo, como toda a muralha, de MURO DE ARRIMO. Exemplos: Fortaleza de São Pedro, Salvador, BA; Forte Orange, Itamaracá, PE.
Barrote
Barriga
Muito comum, o termo vem a definir quaisquer tipos de curvaturas que possam ser observadas em paredes.
Baricento
Baricentro é o centro de gravidade da figura. É importante principalmente no estudo da mecânica dos sólidos e mecânica aplicada.
Baileu
Barra Anti-pânico
Baguetes
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjcV-OD5MRTQ1wwGmVY-NyfOj4IaQWyuKCgvWqRyRnORYnn-e-2oAWXhhdbLk58r-14PwR_opYsw3MLACQa-eJMW7cTWBKLSRrrOrwJ89-sbmE9PkZchhffyjiGXd0ALNy7Epfrsr03Ryb_/s320/Sem+t%C3%ADtulo.png)